Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sobre maquiagem e modéstia...

Olá querid@s! Como estão!
(Vamos ver se esse blog engrena? 
Peço perdão pela falta de posts, mas ainda estou me familiarizando com este mundo virtual e, tecnicamente falando, minha câmera não quer colaborar comigo. Preciso ajustar luz e “cenário” ainda para fotografar meus looks. Prometo que resolvo isso logo, ok?)

Maquiagem é algo que me agrada demais! Já fiz inúmeros cursos e hoje atuo como instrutora de auto-maquiagem em algumas ocasiões. Não consigo ir até a esquina sem passar um rímel e um corretivo nas olheiras, alguém se identifica? Com certeza sim!

Em conversa com uma amiga, fiquei pensando se existe um limite ou uma regra para que a maquiagem seja feita de maneira “modesta”. Posso usar batom de tal cor? Posso passar sombra escura? Com brilho?

Pra começo de conversa, penso que essa coisa de “pode, não pode” é fruto de uma reflexão individual, de amadurecimento, e não algo imposto. Já nos disse São Paulo: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém!” (1 Cor 6, 12). Portanto, é dever de cada uma de nós refletir sobre o que é conveniente e desejável a uma mulher que deseja guardar a modéstia. E com relação à maquiagem não é diferente.

Assim, penso que podemos usar TODO tipo de maquiagem, de QUALQUER cor que desejarmos. Mas a elegância consiste em saber utilizar a maquiagem correta, nos momentos corretos e, o principal, com a POSTURA correta.

“Mas Mari, batom vermelho também?”
E aí vem a polêmica do batom vermelho que eu discutia com essa amiga. Posso dizer que o batom vermelho fere a modéstia? Existem opiniões variadas sobre isso e eu não me acho capaz de discutir nenhuma delas teológica e filosoficamente. Mas recorro ao bom senso de quem usa, para determinar o que é ou não é modesto.
E mais: o bom senso também determina o que fica ou não elegante em esta ou aquela ocasião.

Eu, particularmente, não tenho o costume de usar batom vermelho, porque acho que não fica bem para mim. Tenho lábios mais grossos e acho que o vermelho chama muita atenção. Prefiro os tons mais rosados e terrosos. Mas existem muitas maneiras de se portar um belo batom vermelho com distinção. Assim como sombras mais marcantes, blush, delineador.

Por exemplo: decido ir a uma festa com um vestido vermelho, ou com uma estampa maior, uma cor mais forte. Será que é necessário que eu chame ainda mais atenção com uma maquiagem muito forte? Tem gente que gosta, outras preferem suavizar a make... como eu disse, questão de bom senso!

E na missa? É a mesma coisa! Bom senso! É refletir sobre a pertinência da maquiagem para cada ocasião, inclusive a missa. E se for pra dizer o que penso, acredito que existam lugares mais apropriados para uma maquiagem mais forte, marcada e com batonzão. Mas essa é só a minha opinião, não significa que é a correta, ok?

 Essa é minha amiga Aline, do blog Femina, mostrando que é possível usar batom vermelho e continuar modesta (como sempre!). Reparem que ela fez um olho em tons de marrom, um traço de delineador para marcar o olhar, um blush muito levezinho, deixando toda a atenção pro batom. Linda!


As fotos não estão muito boas (prometo melhorar, gente), mas este é meu estilo de maquiagem preferido: olho marcado, às vezes com sombras mais brilhantes (aquelas 3D, sabem?) e um batom mais clarinho.

E vocês, o que pensam sobre isso? Deixem nos comentários, junto com sugestões de posts! J

Beijos!
Mari

4 comentários:

  1. Eu tbm não uso batom vermelho pois meus lábios são grossos e eu não me sinto a vontade assim rsrsrs
    Acredito que temos que ter bom senso com maquiagem, realmente. Vejo cada coisa... kkk

    Tou te seguindo, me segue? abraços!
    http://lo-quaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena... vai de gosto, né? Tenho amigas que ficam lindas com batom vermelho, mas eu ainda não me acostumei com ele...rsrsrs... estou te seguindo! Beijos!

      Excluir